Psyllium o que é? Emagrece Mesmo?

Psyllium o que é? Emagrece Mesmo?
5 (100%) 5 votos

A planta psyllium é conhecida cientificamente pela nomenclatura de Plantago psyllium L. Ela é própria da família vegetal Plantaginaceae. Seu nome é origem do grego psylla ( que significa pulga), em referencia a aparência das sementes com uma pulga.

O psyllium se popularizou com a chegada dos povos árabes e persas no Oriente, especialmente na Índia. Deste fato em diante a planta passou a ser usada por europeus no começo do século 19, como especiaria.

O que é de Fato Psyllium?

Esta planta medicial é uma fibra solúvel, se assemelhando a aveia. Esta fibra suga a água e aumenta a sua proporção, formando um “bolinho”, esse bolo passa pelo intestino e se junta ao restante da substância que está se formando para ser eliminada por meio das fezes. Essa mesma substância age como se fosse uma vassoura, pois age como se fosse “varrer” as paredes do intestino, essa função promove limpeza das paredes do intestino e remove as impurezas e os bloqueios.

Muitas pessoas que sofrem com o mal da constipação fazem uso regular desta planta medicinal. Na verdade, o psyllium é benéfica no tratamento da diarreia e doenças como síndrome do intestino irritável, câncer de cólon, diabetes, colesterol alto, doenças coronárias, hemorroidas, e síndrome do cólon inflamável.

quitoplan
Psyllium está presente no quitoplan

O psyllium ajuda a emagrecer e pode se tornar um incrível remédio natural, (pode tambem ser encontrada em capsulas como o emagrecedor Quitoplan) é bastante usado por pessoas que estão passando por processo de emagrecimento.

As fibras da do psyllium tem a tendência de inchar e produzir uma sensação de saciedade no organismo, diminuindo o apetite. A casca fornece uma grande A excelente qualidade fibrosa da casca é utilizada para preparar um laxante natural muito eficaz, vez que aumenta o volume total do cólon, ocorrendo a consequente ativação da motilidade intestinal, aumentando a motilidade propulsora, sendo inclusive benéfico no tratamento de diarreias.

Benefícios da fibra Psyllium

Esta planta medicinal chega a medir um pouco menos de 60 cm. Essa poderosa erva gera flores de cor branca gema, sendo que elas nascem em conjunto nas espigas na ponta de pequenas hastes. Se desenvolve de modo muito espontâneo em solos áridos e arenosos do Mar Mediterrâneo. A casca da semente é o maior valor da plana, onde se encontra um grande número de fibras.

A planta psyllium apresenta combinação rica em fibras e nutrientes, que são classificadas como solúveis e insolúveis , além de óleos e mucilagens. Essas substâncias vem de uma planta reconhecida pela nomeclatura “Plantago Ovata“.

Essa mistura de fibras naturais com óleos e mucilagens apresenta vários benefícios para o organismo, especialmente para o intestino.

Um dos benefícios das fibras presentes é aumentar o volume da quantidade fecal. Dentro do intestino as fibras da psyllium juntam-se a água e formam uma pasta. Alguns cientistas e especialistas recomendam o uso do psyllium para pacientes que sofrem com o mal da diverticulite, pois elas agem no combate da formação dos divertículos.

Pela sua grande quantidade de fibras presentes, o psyllium auxília no tratamento de doenças, principalmente intestinais. Seu uso também esta presente em suplementos alimentares como por exemplo o QuitoPlan, famoso emagrecedor em capsulas disponivel no mercado.

Foram realizadas muitas pesquisas, que comprovou seus grandes resultados e principalmente os seus efeitos na a diminuição do LDL colesterol.

Estudos realizados nos anos de 2005 comprovaram os efeitos do psylluim em pessoas que sofrem com riscos de doenças cardíacas. Seus outros benefícios incluem efeito laxante e  combate na eliminação de gorduras, até mesmo uma boa quantidade de gordura que foi consumida é eliminada facilmente juntamente com essas fibras consumidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *