Fotos by Daniella Mendes - Algumas das lojas pelas quais passamos num dia de compras no Paraguai

Dicas para fazer compras no Paraguai


Uma das coisas que praticamente todas as pessoas, sejam mulheres ou homens, colocam na lista ao visitar a Tríplice Fronteira é fazer compras no Paraguai e realmente vale à pena dar uma paradinha na caótica Ciudad del Leste!

Claro que no nosso roteiro do BlogTurFoz, isto não iria ficar de fora. Aliás, neste mesmo dia estivemos em três países! Isso mesmo! Tomamos café da manhã no Brasil, almoçamos no Paraguai e jantamos na Argentina! Esse é um exemplo das regalias que se tem ao visitar Foz do Iguaçu e neste post darei algumas dicas para fazer compras no Paraguai e responderei algumas duvidas, como o que comprar, quais loja confiar e como realizar o pagamento no Paraguai.

compras no Paraguai

Foto by Daniella Mendes – Uma das ruas da Ciudad del Leste

Vale à pena fazer compras no Paraguai?

Desde ontem (21/07) o Governo alterou a cota de 300 dòlares para 150 dòlares permitidos para compras no Paraguai!

Sim, vale! Menos é claro do que nos EUA, mas caso não tenha nenhuma viagem marcada pra lá, a diferença de preços dos produtos ainda é bem grande comparada ao nosso Brasilsão. Acontece que no Paraguai os impostos taxados aos produtos importados são bem menores.

As duvidas mais comuns são : O que comprar no Paraguai ou O que vale à pena comprar no Paraguai .Os preços são muito bons para eletrônicos, maquiagens e produtos de beleza, bolsas, brinquedos e diversos outros itens.

o que comprar no Paraguai

Alguns dos pecados de consumo que realizei no Paraguai

Qual o limite de compras no Paraguai?

300 Dólares em 30 dias. Até esse valor não há nenhuma cobrança de imposto, porém tudo que ultrapassar sofre uma taxa de 50% sobre o valor excedente. Vamos supor que sua compra deu 400 dólares, ou seja, houve 50 dólares de excedente. Então será cobrado mais 25 dólares.

Outro ponto importante é que todos que ultrapassarem este limite devem declarar, preenchendo uma declaração na aduana brasileira. 

Recentemente Governo divulgou que a taxa permitida para compras sem impostos no Paraguai agora é de 150 dólares, metade do que havia sendo praticado desde 2005. Mas no mesmo dia voltaram atras e mantiveram a cota de 300 dólares. Sendo antes de ir fazer as suas compras por là recomendo que cheque a informação.

Como ir até o Paraguai

Bom, a imagem que tive da Ciudad Del Leste é que tudo por lá é uma zona! E eu que achava que a 25 de março era o puro caos… Nossa sorte é que tivemos total assistência antes, durante e após as compras no Paraguai.

Fomos com o serviço Leva e Traz da Loumar Turismo, que cuida de todo o processo e burocracia na aduana para a entrada no Paraguai. Acredito que este serviço seja uma das melhores opções para quem quer ir de Foz ao Paraguai, pois é prático e seguro.Além disso, há diversos horários de saída de Foz e volta do Paraguai. Uma outra grande vantagem é que o ponto de desembarque dos passageiros deste transporte é no Shopping del Leste, que já é uma das boas opções para se realizar compras. A Loumar também fornece para os que adquirirem este serviço, um Guia de Descontos em algumas das lojas do shopping.

Para quem prefere a comodidade e flexibilidade de alugar um carro, o que pode ser aproveitado em um roteiro pela cidade de Foz do Iguaçu indicamos o site RentalCars, que possui os melhores preços. Faça abaixo uma simulação:

Se você planeja uma viagem ao Paraguai, pesquise e reserve tranquilamente seu hotel em Foz do Iguaçu, clicando aqui.

Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.

Documentos exigidos para compras no Paraguai

Para passar para o lado paraguaio, é exigido o RG ou Passaporte. Inclusive as crianças devem portar estes documentos originais. Cópias autenticadas e a CNH não são aceitas. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados ou portar uma autorização judicial do adulto responsável.

Levo dinheiro, cartão de crédito?

Bom, pelo que pude perceber e também pelas dicas que as meninas do Blog Paraguai Pink nos deram, a melhor forma de pagamento é cash! Mas o mais indicado é levar dólar já trocado, apesar da maioria das lojas aceitarem o real. Acontece que eles fazem a conversão lá na hora e a chance de sair perdendo é grande. A dica é trocar o dólar no lado brasileiro, que costuma ser mais vantajoso.

Algumas poucas lojas aceitam cartão de crédito, mas em geral cobram um percentual sobre o valor. Não testei usar cheque, mas acredito que deve ser mais burocrático ainda.

Em que lojas posso confiarão Paraguai?

Outra mão na roda é que tivemos como nossas guias, as meninas do Blog Paraguai Pink. Elas conhecem muito das lojas de lá e já sabem exatamente onde é melhor fazer cada tipo de compra, e até por isso, elaboraram um mapa incrível pra gente com dicas das melhores lojas, na opinião delas.

Eu e as queridas do Blog Paraguai Pink: Ju, Karla e Fabi! Elas foram nossas guias num dia de compras pela Ciudad del Leste

Este mapa é muitíssimo útil para se localizar por lá. Vai na fé e pode usar! Inclusive se você também é ligada em makes e moda, fiquem de olho no Blog das meninas porque lá sempre tem muita dica, tutoriais de maquiagem e review de produtos que elas compram e testam.

Quando chegamos na Ciudad del Leste e encontramos as garotas, nos dividimos em 2 grupos, o das pessoas interessadas em fazer compras de eletrônicos e afins e o das pessoas interessadas em maquiagens e produtos de beleza. Acabei ficando no segundo grupo!

O fato de já ir com o tipo de compras em mente que deseja fazer vai facilitar todo o processo, pois como citei antes, a Ciudad Del Leste é uma zona e é fácil de se perder por lá ou pelo menos perder muito tempo. Então tente já definir de antemão uma listinha de compras e já se guiar por algumas dessas lojas que as meninas colocaram no mapa, que em gera são lojas confiáveis e que elas e nós também testamos. Um dos maiores problemas no Paraguai é o fato de ter muita coisa falsificada, por isso é legal já ter essas indicações de lojas!

compras paraguai

Foto by Loumar Turismo – exercitando meu lado consumista no Paraguai

lojas seguras e indicadas para compras no paraguai. compras em ciudad del leste

Fotos by Daniella Mendes – Algumas das lojas pelas quais passamos num dia de compras no Paraguai

mapa de lojas paraguai

As meninas do Paraguai Pink fizeram esse excelente mapa de lojas no Paraguai com indicações de locais confiáveis!

  • 01 – Shopping Del Este: tem de tudo.
    Lojas em destaque: BijouCelina (makes e acessórios femininos), Terra Nova (cosméticos), Miss Pink (cosméticos de grandes marcas), Macedônia (eletrônicos, perfumes, makes), Casa Nipon (cosméticos, relógios, artigos infantis e para casa, bebidas), Petisqueira (cosméticos, eletrônicos e bebidas), Diva, Casa Bella e A&D (decoração), Nike (artigos esportivos), Multimarcas (roupas e calçados), Zoomp.
  • 02 – S.A.X. Department - grandes marcas e o maior showroom de óculos da América Latina
  • 03 – S.A. Shop: autosserviço. Tem tudo, tudo. Local baratinho de comprar. Acessórios femininos, artigos para casa e infantis, etc e tal. Mais dicas no blog do Paraguai Pink.04 – Mina Índia: roupas05 – Nave Shop: tem de tudo. Cosméticos, eletrônicos, etc, etc…06 – Shopping Americana: tem de tudo. Lojas em destaque: Casa Jung e Terra Nova (cosméticos), Casa Americana (loja de departamento, tem tudo), Krishna (artigos para casa e decoração), Casa Nippon (vide S. del Este), muitas lojas de eletrônicos.07 – Shopping Bonita Kim: Autosserviço e lojas. Térreo tem lojas como Lingerie Brasil (Hope e Victoria’s Secret), loja de acessórios femininos (bolsas, colares, brincos).08 – Casa China: loja de departamento. Decoração, perfumes, bebidas, artigos esportivos, etc.09 – Farmácia Amor: cosméticos. Produtos mais baratos que outras farmácias.10 – Shopping Hill: é, na verdade, uma grande loja de departamento.
    Tem decoração, cosméticos, perfumes, produtos para casa e artigos infantis, papel de parede, ect.11 – Monalisa: Muitos quiosques de cosméticos de grandes marcas, além de perfumes, roupas, calçados e óculos.12 – Shopping Barcelona: Loja em Destaque: Habitat (artigos pra casa e decoração. Tem a famosa marca GreenLeaf)13 – Elegância Tower: makes e perfumes (famosíssima também)14 – Loja Diva: Decoração15 – Chenson Victoria: maior loja da Chenson de Ciudad del Este (bolsas e mochilas)16 – Jebai Center: onde fica a farmácia e perfumaria Amadeus. Uma das farmácias mais famosa e procurada de Ciudad del Este. Entrada pela esquerda cai direto na farmácia.17 – Mega Eletrônicos: Loja famosa em eletrônicos.18 – Shopping Lai Lai: Paraíso dos eletrônicos . Lojas em Destaque: Nave, Master 10.19 – Shopping Vendome: Lojas em destaque: Galeria Guarani (roupas, cosméticos, malas e relógios de grandes marcas), Farmácia Dior (suplementos alimentares)20 – Miami Bike: tudo para sua bicicletaÉ impressionante como algumas destas lojas funcionam como verdadeiros oásis em meio à bagunçada Ciudad Del Leste e a SAX Department é uma destas lojas especiais. Mas irei fazer um post somente para falar dela!

Onde almoçar na Ciudad del Leste?

Bom, depois de tanto bater perna e enfrentar a multidão de pessoas pelas ruas caóticas, nada melhor do que sentar e almoçar uma comida saborosa em paz não é?

almoço na sax bistrot no paraguai

Almoço na Sax Bistrot é uma boa pedida!

Nós tivemos muita sorte e fomos almoçar na SAX DEPARTMENT. A Sax Paraguai,como já falei antes, é um verdadeiro oásis na cidade. É um Department Store de luxo com mais de 70 marcas. Além da loja há também um Bistrot e foi lá que tivemos a oportunidade de desfrutar de um ambiente tranquilo e uma ótima gastronomia. Como sou vegetariana pedi uma massa que estava divina e foi totalmente aprovada.

dia de compras no paraguai. de foz a ciudad del leste

Foto by Daniella Mendes -Chegando ao fim da saga de compras na Ciudad del Leste!

Mais Dicas?

Explore o site das meninas o Blog Paraguai Pink tem muitos posts com dicas sobre compras no Paraguai: http://www.paraguaipink.com.br/ajuda/

Veja mais dicas também aqui : http://www.clickfozdoiguacu.com.br/compras-no-paraguai/compras-no-paraguai

Outra boa dica de compras na região da Trìplice Fronteira é o Duty Free da Argentina. SAIBA MAIS AQUI.

Depois fomos conhecer a loja com calma e ficamos impressionados. Eu mesma não imaginava que havia uma loja deste porte em plena Ciudad Del Leste.

Logo após o almoço e a visita à Sax, voltamos para Foz do Iguaçu, onde participamos de um debate sobre a influência dos Blogs de Viagens ao setor de Turismo e durante à noite, fomos jantar na Argentina!

Gostou deste Post? Indique a algum amigo que também possa gostar!

Cadastre-se aqui e receba diariamente nossos Posts em seu Email

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros - Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores - MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Comentários

  1. […] Antes de ir pesquisei bastante pela net e achei bastante dicas legais nesses blogs aqui e aqui. […]

  2. […] 9-Compras no Paraguai: Dicas para fazer compras em Cidade del Leste. Saiba se vale à pena e em quais lojas confiar […]

  3. […] coisas falsificadas, mas em alguns locais específicos os produtos são todos originais. Vimos no Diário Radical, blog da minha amiga Monique, um mapa feito pelas meninas do Paraguai Pink e resolvemos seguí-lo. […]

  4. […] coisas falsificadas, mas em alguns locais específicos os produtos são todos originais. Vimos no Diário Radical, blog da minha amiga Monique, um mapa feito pelas meninas do Paraguai Pink e resolvemos seguí-lo. […]

  5. [...] coisas falsificadas, mas em alguns locais específicos os produtos são todos originais. Vimos no Diário Radical, blog da minha amiga Monique, um mapa feito pelas meninas do Paraguai Pink e resolvemos seguí-lo. [...]

  6. [...] coisas falsificadas, mas em alguns locais específicos os produtos são todos originais. Vimos no Diário Radical, blog da minha amiga Monique, um mapa feito pelas meninas do Paraguai Pink e resolvemos seguí-lo. [...]

  7. [...] e com razão, afinal ali perto está o Paraguai e a Argentina. Já fiz posts aqui no Blog dando dicas para fazer Compras no Paraguai, mas também não poderia deixar de falar no Duty Free em Puerto Iguazu, território argentino, [...]

  8. [...] Sax Department foi pra mim uma das grandes surpresas do tour que fizemos pelo Paraguai com o pessoal do #BlogTurFoz e as meninas do Blog Paraguai Pink. Realmente eu não imaginava [...]

  9. hermeval disse:

    estive là e o melhor lugar para eletronicos è a Megaeletronicos.Essa loja emite nf em 4 moedas, sem enrolacào na cotacão.Loja da China è caro, pois distraem os clientes com as microssaias das atendentes. Monalisa è um shopping elitizado com produtos extremamente caros. As pequenas lojas têm um problema sèrio: Se o dono for àrabe, libanês, sìrio, na grande maioria das vezes anunciam o preco de um determinado produto (geralmente è eletrônicos), e ficam enchendo seu ouvido com lero-lero e quando vc vai fechar o negòcio dentro da loja è outro preco (bem maior)e ainda têm a cara`-de-pau de dizer que vc entendeu errado! Deve-se anotar os produtos que deseja comprar com o preco aqui do Brasil, pois agora hà muitos produtos com diferenca mìnima de preco, que levar em consideracào que podem ser pagos em 12x e com garantia, não compensa comprar là. Compras com cc è sò a vista, com 10% de acrèscimo e mais imposto ( 6%) .Compre sempre em grandes lojas, evite ao màximo as pequenas…pois os precos quase sempre são mais elevados. Evite a todo custo os fisgadores de turistas ( gente que trabalha nas lojas, que irritantemente ficam assediando os turistas) que quase sempre vendem produtos muito mais caros, e de procedencia duvidosa.Loja grande e competitiva nunca vai depender desses indivìduos para vender. È isso aì!