dubrovnik como chegar

Dubrovnik – um resumo sobre a cidade


Dubrovnik, muito conhecida como a Pérola do Mar Adriático é um dos destinos mais populares da Croácia. E leve bem a sério esse lance de cidade popular porque eu não vi em nenhuma das outras cidades da Croácia em que passei uma quantidade tão grande de turistas perambulando pelas ruas e atrações turísticas. Isso porque na época que fui a cidade nem era tao conhecida como agora ainda mais na febre da série Game of Thrones que teve algumas cenas gravadas por là. A cidade que serviu de cenário para essa série ferve! Não é para menos afinal Dubrovnik é uma cidade medieval totalmente reconstruída após os estragos sofridos na II Guerra Mundial com suas muralhas estonteantes e com sua costa de praias e ilhas que competem muito bem com a beleza natural do Brasil.

dubrovnik o que fazer

A Old Town de Dubrovnik tornou-se Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1979.

Minha passagem por Dubrovnik encerrou meus dias nesse incrível país que é a Croácia e com certeza terei de voltar novamente para explorar tudo o que não tive tempo nesses dias.

Um pouco da História de Dubrovnik

Dubrovnik foi fundada na primeira metade do século VII, mas muitas teorias contradizem este fato, dizendo ser possível que a cidade já existisse antes mesmo de Cristo.

As famosas muralhas e torres de Dubrovnik foram construídas entre os séculos X e XIII com o objetivo de proteger a cidade.

Em 1667 Dubrovnik sofreu um terremoto e foi bastante afetada. Muito tempo depois em 1991 e 1992, a cidade foi uma das áreas da Croácia mais afetadas pelos bombardeiros por parte das tropas iugoslavas. Mais da metade dos monumentos e construções foram danificados e o turismo sofreu um grande baque.

dubrovnik como chegar

A cidade foi reconstruída a partir de 1995 devido a um acordo entre a UNESCO e a União Europeia que ajudaram a reparar todos os danos deixados pela guerra e o Turismo floresceu novamente.

Onde fica Dubrovnik

A cidade de Dubrovnik fica na região da Dalmácia na Croácia, no extremo sudeste do país.

Como chegar a Dubrovnik

O acesso a Dubrovnik pode ser feito com várias formas de transporte, entre eles carro, avião, ferries e ônibus.

Se preferir ir de avião, há vários voos saindo de Zagreb diariamente pela Croatia Airlines.


View Croatia in a larger map

Dubrovnik é separada da Bósnia Herzegovina por uma montanha e fica próxima à fronteira com Montenegro.

No meu caso cheguei até lá, partindo da Ilha de Hvar.

Como contei nos posts anteriores, meu roteiro pela Croácia foi realizado com um carro alugado. Estávamos na Ilha de Hvar e fomos em direção à ponta da ilha, no porto de Sucuraj para pegar uma balsa da Jadrolinja que nos daria acesso à estrada para Dubrovnik.

Essa estrada como já havia lido antes é linda, permitindo visões incríveis do Mar Adriático, mas também pode ser bem perigosa, pois é cheia de curvas e ao lado de um penhasco praticamente. Em geral a viagem foi bem tranquila e não tivemos grandes problemas.

Em determinado momento para alcançar Dubrovnik, passamos pela fronteira com a Bósnia onde alguns guardas na estrada e nas guaritas verificam os passaportes.

O que fazer em Dubrovnik, atrações de Dubrovnik

Dubrovnik possui muitas atrações que eu dividiria entre Históricas e Praias.

A cidade de Dubrovnik é um grande exemplo preservado de cidade medieval, com suas fortificações e portões monumentais.

Mapa Turístico de Dubrovnik

Nestes quatro dias e três noites em que estive na cidade, coloquei como prioridade a parte das praias e mesmo amando História, com o calor que estava fazendo, acredito ter feito a melhor escolha. Fato é que com essa quantidade de dias é praticamente impossível conhecer todos os principais pontos turísticos da cidade. Acredito que uns 10 dias daria para começar a ficar satisfeita.

Atrações em Dubrovnik – Old Town

A parte história Dubrovnik preserva Igrejas Góticas, Renascentistas e Barrocas, além de monastérios, palácios e fontes.

A Stradum ou Placa é a rua principal da cidade que fica no interior das muralhas. Cheia de cafés, bares e restaurantes,é o local onde está a Grande Fonte de Onofrio. Fica próxima também de grandes monumentos históricos da cidade como o Palácio do Reitor,Palácio Sponza e o Mosteiro Dominicano.

dubrovnik atrações

Confesso que acabei apenas passando em frente a estes Monumentos Históricos, pois não tive tempo suficiente de explorar este lado da cidade.

O passeio pelas Muralhas é imperdível. Você pode subir nos Muros e ter uma visão magnífica de toda a cidade e do Mar Adriático, do alto.

Outro passeio que fiz e recomendo muito é o Cable Car de Dubrovnik. Numa espécie de Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico nos leva até o ponto mais alto da cidade de Dubrovnik de onde é possível se embasbacar com a visão das Muralhas, de toda a cidade fora delas e das Ilhas próximas no Mar Adriático. Uma dica sensacional é subir um pouco no final da tarde para pegar o pôr do sol e enxergar a cidade totalmente iluminada durante a noite. Foi o que eu fiz e digo: É um espetáculo!

dubrovnik dicas de passeios

Atrações Dubrovnik – Praias

Dubrovnik é muito mais que uma cidade medieval e cheia de história, ela é também um paraíso para quem ama praia, sol e mar, assim como eu.

Durante os dias em que lá estive realizei dois passeios de barco para ilhas próximas. Um deles foi para a Ilha de Lokrum, uma reserva natural que fica bem próxima da cidade e em outro dia fiz um Passeio por três Ilhas, as chamadas Elaphite Islands que ficam no norte de Dubrovnik.

dubrovnik-lopud island

Outros passeios famosos e que infelizmente não realizei, são para a Ilha Korcula, e Mljet

Atrações Dubrovnik –Proximidades

Muitas pessoas aproveitam que estão em Dubrovnik para realizar alguns passeios pelas regiões próximas como passeios de um dia pela Bósnia em locais como Mostar, ou a Montenegro onde fica a Baía de Kotor.

Onde se hospedar em Dubrovnik

Dubrovnik oferece diversas opções de Hospedagem, para todos os bolsos e gostos.

Eu preferi ficar hospedada dentro da Old Town, para sentir mais o clima medieval, dormindo dentro daquelas muralhas.

Fiquei em Hostel e gostei pelo fato de estar bem próximo de todas as atrações turísticas e do porto de onde saíam os barcos para as ilhas. Veja aqui nesse outro post meu relato com os pontos positivos e negativos desse local.

Indico procurar Hospedagem em Dubrovnik no Booking.com, que mostra diversos Hoteis na cidade, para todos os bolsos e gostos, sendo uma opção confiàvel e que em geral apresenta os melhores preços. Além disso é possível fazer a busca filtrando pelos serviços desejados como estacionamento e café da manha inclusos na diária e ler os comentários de outros hospedes que ficaram no local anteriormente. Faça uma simulação abaixo:

A noite em Dubrovnik

São muitas as opções de restaurantes, bares e até baladas em Dubrovnik.

Fomos a uma balada bem animada chamada Revelin Club.

O Festival de Verão

Durante o Verão na Croácia, acontece em Dubrovnik um Festival Cultural. São 47 dias e noites com atrações de música clássica, teatro, ópera e dança em torno da Cidade Velha.

Gostou deste Post?

Cadastre-se aqui e receba diariamente nossos Posts em seu Email

Comentários

  1. […] e de la pegar uma outra balsa que leva à Drvenik e de lá pegar uma estrada que dá acesso à Dubrovnik. Aparentemente o caminho se torna um pouco mais longo e passa pela fronteira com a Bòsnia, daí a […]

  2. […] Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriàtico. Dicas de atrações a visitar. […]

  3. […] Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriàtico. Dicas de atrações a visitar. […]

  4. […] Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriàtico. Dicas de atrações a visitar. […]

  5. […] Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriàtico. Dicas de atrações a visitar. […]

  6. […] Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriàtico. Dicas de atrações a visitar. […]

  7. […] muralhas da cidade e ir até a ilha de Lokrum. (Veja também um post-resumo que fiz sobre a cidade aqui) mas esse foi sem dúvida o passeio mais […]

  8. [...] excelente forma de apreciar o pôr do sol em Dubrovnik é fazendo o passeio de Cable Car. A cidade fica ainda mais linda ao entardecer e esse passeio é [...]

  9. Carol disse:

    Muito legal seu Blog Monique. Achei em uma pesquisa sobre o templo Zu Lai, mas estou gostando de muitas outras postagens também ;) Vou passar a seguir. Um grande beijo
    Carol
    http://cultoo.blogspot.com

    1. monyque_ribeiro disse:

      Legal que tenha gostado do Blog, Carol!
      Um abraços!

  10. [...] de Sucuraj, na outra ponta da ilha a preços bem mais acessíveis. Porém neste caso a balsa sai de Dubrovnik.Foi o caminho que fizemos ao ir embora. Pagamos 16 kunas por pessoa e 108 pelo carro. Bem mais [...]