Psyllium o que é? Emagrece Mesmo?

A planta psyllium é conhecida cientificamente pela nomenclatura de Plantago psyllium L. Ela é própria da família vegetal Plantaginaceae. Seu nome é origem do grego psylla ( que significa pulga), em referencia a aparência das sementes com uma pulga.

O psyllium se popularizou com a chegada dos povos árabes e persas no Oriente, especialmente na Índia. Deste fato em diante a planta passou a ser usada por europeus no começo do século 19, como especiaria.

O que é de Fato Psyllium?

Esta planta medicial é uma fibra solúvel, se assemelhando a aveia. Esta fibra suga a água e aumenta a sua proporção, formando um “bolinho”, esse bolo passa pelo intestino e se junta ao restante da substância que está se formando para ser eliminada por meio das fezes. Essa mesma substância age como se fosse uma vassoura, pois age como se fosse “varrer” as paredes do intestino, essa função promove limpeza das paredes do intestino e remove as impurezas e os bloqueios.

Muitas pessoas que sofrem com o mal da constipação fazem uso regular desta planta medicinal. Na verdade, o psyllium é benéfica no tratamento da diarreia e doenças como síndrome do intestino irritável, câncer de cólon, diabetes, colesterol alto, doenças coronárias, hemorroidas, e síndrome do cólon inflamável.

quitoplan

Psyllium está presente no quitoplan

O psyllium ajuda a emagrecer e pode se tornar um incrível remédio natural, (pode tambem ser encontrada em capsulas como o emagrecedor Quitoplan) é bastante usado por pessoas que estão passando por processo de emagrecimento.

As fibras da do psyllium tem a tendência de inchar e produzir uma sensação de saciedade no organismo, diminuindo o apetite. A casca fornece uma grande A excelente qualidade fibrosa da casca é utilizada para preparar um laxante natural muito eficaz, vez que aumenta o volume total do cólon, ocorrendo a consequente ativação da motilidade intestinal, aumentando a motilidade propulsora, sendo inclusive benéfico no tratamento de diarreias.

Benefícios da fibra Psyllium

Esta planta medicinal chega a medir um pouco menos de 60 cm. Essa poderosa erva gera flores de cor branca gema, sendo que elas nascem em conjunto nas espigas na ponta de pequenas hastes. Se desenvolve de modo muito espontâneo em solos áridos e arenosos do Mar Mediterrâneo. A casca da semente é o maior valor da plana, onde se encontra um grande número de fibras.

A planta psyllium apresenta combinação rica em fibras e nutrientes, que são classificadas como solúveis e insolúveis , além de óleos e mucilagens. Essas substâncias vem de uma planta reconhecida pela nomeclatura “Plantago Ovata“.

Essa mistura de fibras naturais com óleos e mucilagens apresenta vários benefícios para o organismo, especialmente para o intestino.

Um dos benefícios das fibras presentes é aumentar o volume da quantidade fecal. Dentro do intestino as fibras da psyllium juntam-se a água e formam uma pasta. Alguns cientistas e especialistas recomendam o uso do psyllium para pacientes que sofrem com o mal da diverticulite, pois elas agem no combate da formação dos divertículos.

Pela sua grande quantidade de fibras presentes, o psyllium auxília no tratamento de doenças, principalmente intestinais. Seu uso também esta presente em suplementos alimentares como por exemplo o QuitoPlan, famoso emagrecedor em capsulas disponivel no mercado.

Foram realizadas muitas pesquisas, que comprovou seus grandes resultados e principalmente os seus efeitos na a diminuição do LDL colesterol.

Estudos realizados nos anos de 2005 comprovaram os efeitos do psylluim em pessoas que sofrem com riscos de doenças cardíacas. Seus outros benefícios incluem efeito laxante e  combate na eliminação de gorduras, até mesmo uma boa quantidade de gordura que foi consumida é eliminada facilmente juntamente com essas fibras consumidas.

Dieta para emagrecer

Quer emagrecer e não sabe que dieta seguir? Aqui nós damos-lhe uma lista com o que você tem que fazer, mas não se esqueça de incluir um logotipo da sua nas mãos de especialistas, não tratamos de lhe propor uma dieta milagrosa para emagrecer, mas sim dar alguns passos que você deve seguir e que, se você respeita, te ajudarão a alcançar o seu propósito:


  • Cure seus maus hábitos. Você tem que tentar melhorar a sua alimentação, seguindo uma dieta equilibrada, praticar esporte, fazer um pouco de exercício que, além de se manter em forma, lhe permite perder peso.

  • Não siga dietas drásticas, nem com as chamadas dietas “milagre”, nem se machaques no centro de fitness. Basta comer com inteligência, sabendo o que é necessário, e aproximando-se de um nutricionista para te guiar em o que você pode e não pode comer.

  • Consome frutas e verduras frescas, é o melhor para emagrecer e alimentarte bem. Da mesma forma, é muito bom comer peixe, deixando um pouco de lado a carne com muita gordura (é melhor comê-los, branca), mas sem esquecer o consumo da carne, já que é aconselhável comer carne de vaca ou carne de peito, mas sem excessos. Em resumo, é benéfico comer carnes insaturadas, como o salmão ou a sardinha, e esquecer de gorduras saturadas como as carnes vermelhas ou gordura de porco.

  • Esquecer os doces, bolos e açúcar em geral mas, se você gosta muito de chocolate, você pode comê-lo sempre que seja puro e não exagere, já que tem mais cacau que vem bem ao seu organismo.

  • Também não é benéfico para o consumo de massas, já que, se quiser emagrecer não é recomendável ingerir muitos hidratos de carbono. Se os consome, o melhor é que seu índice glicêmico é baixo, com alimentos como macarrão de trigo integral, ou outros produtos com as mesmas características, embora não sejam massa, como o pão de centeio ou o arroz integral.

  • Beba muita água. Deixando de lado o álcool e as bebidas, trocando água e suco de frutas que lhe darão muitos benefícios.

  • Respeita os horários de refeição. O corpo tem que se acostumar a uma rotina alimentar e não é bom que cada dia vírgula em uma hora. O melhor são entre 3 e 5 refeições diárias, como sabe, são o pequeno-almoço, almoço, almoço, lanche e jantar, mas você pode remover, por exemplo, o almoço sempre que desayunes bem. Do mesmo modo, não come entre as refeições, já que, no final do ano, esse aglomerado de alimentos que não trazem nada são os que mais fatura passam no seu peso.

  • Faça exercícios, pratique algum esporte. É muito bom para seu corpo mover-se, estar em forma, por isso recomendamos que você pratica esporte, pois além de emagrecer, de se manter em forma e você vai se sentir melhor. Da mesma forma, não se esqueça de recorrer a nutricionistas e médicos para que controlam a sua evolução e recomendem alternativas.

  • No caso de você decidir começar uma dieta para emagrecer, o melhor é que calcules seu peso ideal, e indica de que forma vai variando, dependendo de seus hábitos e sua alimentação. Para fazê-lo de uma forma simples e rápida, você pode baixar a seguinte template editável, graças ao qual você pode manter um registro de sua perda de peso mensal ou semanal, de forma automática. Apenas terá que introduzir o seu sexo, idade, altura, idade e peso atual, é simples assim!:

    Dieta Paleo | Dieta Paleolítica

    A dieta paleo, paleodieta ou dieta paleolítica é uma dieta para emagrecer obtida a partir da antiga dieta de animais selvagens e plantas silvestres que eram consumidos pelos humanos durante o período do Paleolítico.


    A dieta paleo foi popularizada e defendida pelo doutor Walter L. Voegtlin nos anos 70 sob a premissa de que os seres humanos atuais estamos adaptados à dieta dos nossos antepassados primitivos, algo que tem gerado alguma controvérsia e discussão entre nutricionistas e antropólogos.


    É importante ter em conta que a dieta paleolítica atual não segue estritamente a dieta dos nossos antepassados. Trata-Se de imitar o tipo de alimentação da época , pouco a pouco, aumentando o consumo de frutas e verduras e eliminando o açúcar e os alimentos processados da dieta.


    O que é a dieta paleo?


    A dieta paleolítica é um plano nutricional rico em fibras e baixa em carboidratos. Consiste no consumo dos alimentos disponíveis na época e é composta principalmente de carne, peixe, frutas, legumes, nozes e raízes; pelo contrário, exclui o açúcar, legumes, produtos lácteos, sal, grãos, refrigerantes e óleos processados.


    Se o seu objetivo é seguir a dieta paleo para perder peso e reduzir a gordura corporal, você também terá que eliminar o café, o álcool e o arroz de sua alimentação. Também é conveniente evitar as refeições, sopas ou as receitas com molho.


    História da dieta paleo


    A história dadieta paleo remonta à era do Paleolítico, que se estende há mais de 2 milhões de anos. Por isso, estabelece as bases da alimentação na dieta dos hominídeos que viveram durante essa época. No entanto, com o tempo, nosso corpo tem evoluído ao adotar um estilo de vida completamente diferente daquela época, por isso que a dieta paleo atual não se prende estritamente a este período histórico.


    Atualmente, com a dieta paleo se pretende comer mais fibra do que ingerimos hoje. Neste sentido, entre os alimentos característicos de um menu de dieta paleo estão: frutas, legumes, carne e peixe, principalmente.


    Vantagens e desvantagens da dieta paleo


    Ao igual que o resto de dietas, a paleodieta tem certas vantagens e desvantagens que convém saber, antes de começar a segui-lo. Um dos benefícios da dieta paleo é que prioriza o consumo de proteínas, o que proporciona uma sensação de saciedade rapidamente. Também permite viver sem alimentos processados que são prejudiciais para a saúde a longo prazo (refrigerantes, de produtos de pastelaria industrial, pratos pré-cozinhados…).


    No entanto, existem também algumas contra-indicações da dieta paleo. Por exemplo, pode causar o “efeito yo” por causa da rápida perda de peso nas primeiras semanas e é possível sofrer um défice de vitamina D em pouco tempo.


    Por isso, tanto se você seguir a dieta paleo para atletas ou não, sempre é recomendável consultar seu médico ou nutricionista qualquer dúvida que você tenha sobre os prós e contras da dieta paleolítica , bem como antes de iniciar qualquer regime.


    Alimentos permitidos e proibidos na dieta paleo


    A lista de alimentos da dieta paleo trata de imitar a alimentação dos humanos que viveram durante o período Paleolítico. Em seguida, você tem alguns dos alimentos permitidos e proibidos da paleodieta:



    • Alimentos permitidos na dieta paleo: frutas, legumes, carne vermelha, carne branca, ovos, peixe.

    • Alimentos proibidos na dieta paleo: legumes, cereais, produtos lácteos, alimentos processados e salgados, açúcar.

    • Alimentos da dieta paleo para consumir com moderação: óleos, chá, café, bebidas alcoólicas e frutos secos.

    Dieta OMG

    A dieta OMG é uma dieta de emagrecimento que promete uma rápida perda de peso, e que está causando furor em todo o mundo, o seu verdadeiro nome é “Six weeks to OMG” e sua metodologia se resume em um livro com o mesmo nome. Paul Khanna, sob o pseudônimo de Venice A. Fulton, garante que usando a biologia, a psicologia e o senso comum, você pode emagrecer até 9 quilos em seis semanas. “Magro, mais do que todas as suas amigas” é o lema desta dieta de emagrecimento.


    A dieta do chocolate é uma nova dieta que também ajuda a perder peso de uma forma mais constante. Consulte a nossa informação.


    Khanna recomenda a dieta para todos os tipos de pessoas, sem importar a sua idade, estado físico e mental. As diretrizes ou recomendações a seguir suscitou alguma polémica entre especialistas e nutricionistas. A dieta centra-se em cinco princípios: perder gordura, tonificarse, emagrecimento coxas, conseguir uma barriga lisa e manter a sua pele, cabelo e unhas crescendo.



    Afirma que o corpo não consegue distinguir qual é a diferença entre os hidratos de carbono de uma torta de chocolate e uma maçã, por isso diz que os hidratos de carbono do brócolis podem ser piores do que os de uma bebida açucarada. O autor afirma que fazer muito exercício pode ter um impacto negativo por que as fibras musculares se rasgam. As duchas de água fria são um ponto-chave desta dieta para a perda de peso, considera-se que acelera a queima de gordura, pois o corpo tem que usar energia para manter a temperatura corporal.


    Não tomar o pequeno-almoço, nem comer nada até três horas depois de acordar é outra das considerações, é necessário fazer primeiro exercício, já que ao ter o estômago vazio, o corpo utiliza as reservas de gordura. Limita o consumo de hidratos de carbono a 40 gramas por refeição, aparentemente qualquer tipo de hidrato seria válido, já que não especifica. Recomenda consumir uma fruta por dia, porque o corpo processa a frutose de forma diferente e interfere com os hormônios do apetite. Beber café sozinho, porque estimula o metabolismo e inibe o apetite, além disso, contém antioxidantes e zero calorias.


    Os alimentos recomendados nesta dieta são o café, os vegetais de folha verde, frango, nozes, carne, peixe, feijão, lentilha ou arroz integral. Por sua vez, inclui pós de proteínas, como complemento.


    Esta dieta de emagrecimento tem suscitado polêmicas pelas recomendações tão peculiares de seu autor, como a de inflar balões para poder obter uma barriga lisa e mesmo a compará-la com ir ao ginásio. Outras das recomendações que podem ser prejudiciais para a saúde é a escassez de frutas, que pode ser uma falta de vitaminas. A fruta é um alimento que fornece muitos nutrientes e poucas calorias, o que ajuda a saciar o apetite.


    Saltar o pequeno almoço não é recomendado já que o organismo não está ativa, e o desempenho muito baixa, além de submeter o organismo a períodos de jejum tão longos pode ser prejudicial. Suas declarações a favor de substituir o brócolis por uma bebida açucarada, têm sido negado por especialistas, que recomendam uma dieta equilibrada e, claro, apostam os benefícios dos vegetais.


    Por se tratar de uma dieta de emagrecimento com perda de peso em um período muito curto, o efeito rebote, nestes casos, é muito comum, recuperando todo o peso perdido e alguns quilos a mais. Além disso, manter este tipo de dietas de emagrecimento durante um período muito longo, pode ser prejudicial para o organismo, devido a suas medidas extremas.


    Sempre é recomendável seguir os conselhos de um profissional na hora de decidir fazer uma dieta, o bom é variar e combinar todos os grupos de alimentos nas porções certas.


    Dieta Mediterrânica

    Por dieta mediterrânica entendemos o padrão alimentar adotado em todo o arco mediterrâneo, com uma cozinha saudável, recomendada e admirada por todo o mundo. Os principais países seguidores e a par criadores desta dieta são Espanha, Itália, Malta e Grécia, apesar de que os costumes alimentares adotadas eles se difundem cada vez mais por todo o mundo.

    A dieta mediterrânea é um exemplo perfeito de uma dieta equilibrada, com uma combinação de alimentos que cobre todas as necessidades nutricionais do nosso organismo.

    As principais características, benefícios e alimentos desta dieta se os temos abaixo:

     

    • O consumo de vegetais é essencial. Não podem faltar no seu dia-a-dia de legumes, frutas, legumes e frutos secos. O alto teor de fibra, minerais e vitaminas tornam imprescindíveis a esses alimentos que nos proporcionam grandes benefícios e prevenir doenças.
    • O pão tem que estar sempre presente, da mesma forma que o arroz, a massa de pão ou cereais. Mantendo sempre a moderação e, de preferência, que sejam integrais. Estes produtos fornecem uma elevada dose de hidratos de carbono.
    • Um dos pilares fundamentais da dieta mediterrânea é o azeite de oliva. Traz gorduras mono-insaturadas e vitamina E, o que confere ao óleo uma grande importância em todas as refeições.
    • Consumir lácteos e seus derivados, isto é, tanto no leite, como yogurts ou queijo. Contêm vitaminas, proteínas e minerais que geram bons lucros no nosso organismo. Também é benéfico o consumo de ovos, mas sempre com moderação, para não alterar o colesterol, pois fornece vitaminas, proteínas e gorduras benéficas.
    • Consumir carne é muito importante, mas há que registando depois nova moderação. As carnes vermelhas não são muito recomendáveis, melhor as magras. E é que a gordura animal tem que chegar ao nosso organismo em pequenas doses, porque não é bem um alto consumo. Sim, a carne não pode faltar, já que contém proteínas e ferro.
    • Imprescindível comer peixe e em grandes quantidades. Fornece uma grande quantidade de nutrientes e é aconselhável que seja fresco e azul.
    • Comer produtos frescos, já que conservam os nutrientes dos alimentos. Toda a comida processada perdeu a sua verdadeira essência e não implica tão bons resultados para o nosso corpo.
    • Beber água em grandes quantidades. Tem que ser o líquido mais beber ao longo do dia (pelo menos dois litros) e não exagere com álcool. Não é necessário removê-lo por completo, pois uma taça de vinho durante as refeições é boa, mas não deve ser excedida.
    • Pratique esporte para complementar todos os benefícios de uma dieta saudável.

    Dieta para Viver com Saúde

    A dieta viver com saúde é uma dieta que busca o equilíbrio físico e emocional , com base na nutrição. Surge no Japão a mão de George Oshawa, que até hoje na Europa a partir dos anos 30. Baseia-Se no princípio de complementaridade entre o Yin e o Yang, que são a manifestação do Um ou do Todo, é dinâmica constituiria a “ordem do universo”


    Oshawa explica que, se você come de acordo com estas orientações o organismo se harmoniza (primeiro fisicamente e depois mentalmente) e a realidade é que se percebe mais clara.


    A dieta viver com saúde divide os alimentos em:



    • Alimentos Yin: são os de energia fria, dispersantes e debilitante, como o açúcar, mel, leite, frutas, legumes, berinjela, tomate, beterraba e o álcool.

    • Alimentos Yang: alimentos, energia quente, tonificante e contractiva como os cereais, legumes, peixe, carne, sal, vegetais de raiz…

    Esta dieta que exclui todos os produtos refinados (açúcar ou pão branco), os enchidos, a carne e todo o tipo de produtos industriais. As algas marinhas são um elemento imprescindível dentro do cardápio diário da dieta viver com saúde. Incorpora os cereais, mas é importante que sejam integrais e sem pesticidas.


    Esta dieta se adapta de acordo com a constituição física de cada pessoa, o país onde vive e a estação do ano. Inclui remédios naturais, terapias, tais como o Shaitsu como parte fundamental desta alimentação, que agora virou estilo de vida.



    • Comer apenas quando se tem fome e a quantidade necessária, considerando que fora isso tudo são excessos.

    • Evitar comer muitos alimentos Yin, desta forma se fortifica o sistema nervoso autônomo.

    • Tomar alimentos provenientes do meio em que se vive, e que são principalmente de temporada.

    • Tomar alimentos menos processados possível.

    • Mastigar muito cuidadosamente cada pedaço e discernir, em cada caso, para que se come.

    • O consumo de vegetais deve ser de 30 a 40 por cento, o consumo da dieta diária.

    • Toda a água que se vai consumir ou utilizar para cozinhar deve ser fervida.

    • Evitar consumo de congelados e enlatados, reemplazándolos por legumes e frutas frescas.

    • Evitar o uso do micro-ondas na preparação das refeições.

    • Escolher produtos orgânicos

    • A única bebida aceita é o chá preparado com dente-de-leão ou grãos torrados.

    • Eliminar alimentos ou bebidas estimulantes, assim como os alimentos pesados que podem causar prisão de ventre.

    Como todas as dietas, a dieta viver com saúde também pode incorrer em carências que podem afetar diretamente para o nosso estado físico, portanto, é sempre necessário consultar um especialista que faça um acompanhamento da dieta, e segui-la, durante um curto período de tempo.


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