Dieta Paleo | Dieta Paleolítica

Dieta Paleo | Dieta Paleolítica
Avalie!

A dieta paleo, paleodieta ou dieta paleolítica é uma dieta para emagrecer obtida a partir da antiga dieta de animais selvagens e plantas silvestres que eram consumidos pelos humanos durante o período do Paleolítico.


A dieta paleo foi popularizada e defendida pelo doutor Walter L. Voegtlin nos anos 70 sob a premissa de que os seres humanos atuais estamos adaptados à dieta dos nossos antepassados primitivos, algo que tem gerado alguma controvérsia e discussão entre nutricionistas e antropólogos.


É importante ter em conta que a dieta paleolítica atual não segue estritamente a dieta dos nossos antepassados. Trata-Se de imitar o tipo de alimentação da época , pouco a pouco, aumentando o consumo de frutas e verduras e eliminando o açúcar e os alimentos processados da dieta.


O que é a dieta paleo?


A dieta paleolítica é um plano nutricional rico em fibras e baixa em carboidratos. Consiste no consumo dos alimentos disponíveis na época e é composta principalmente de carne, peixe, frutas, legumes, nozes e raízes; pelo contrário, exclui o açúcar, legumes, produtos lácteos, sal, grãos, refrigerantes e óleos processados.


Se o seu objetivo é seguir a dieta paleo para perder peso e reduzir a gordura corporal, você também terá que eliminar o café, o álcool e o arroz de sua alimentação. Também é conveniente evitar as refeições, sopas ou as receitas com molho.


História da dieta paleo


A história dadieta paleo remonta à era do Paleolítico, que se estende há mais de 2 milhões de anos. Por isso, estabelece as bases da alimentação na dieta dos hominídeos que viveram durante essa época. No entanto, com o tempo, nosso corpo tem evoluído ao adotar um estilo de vida completamente diferente daquela época, por isso que a dieta paleo atual não se prende estritamente a este período histórico.


Atualmente, com a dieta paleo se pretende comer mais fibra do que ingerimos hoje. Neste sentido, entre os alimentos característicos de um menu de dieta paleo estão: frutas, legumes, carne e peixe, principalmente.


Vantagens e desvantagens da dieta paleo


Ao igual que o resto de dietas, a paleodieta tem certas vantagens e desvantagens que convém saber, antes de começar a segui-lo. Um dos benefícios da dieta paleo é que prioriza o consumo de proteínas, o que proporciona uma sensação de saciedade rapidamente. Também permite viver sem alimentos processados que são prejudiciais para a saúde a longo prazo (refrigerantes, de produtos de pastelaria industrial, pratos pré-cozinhados…).


No entanto, existem também algumas contra-indicações da dieta paleo. Por exemplo, pode causar o “efeito yo” por causa da rápida perda de peso nas primeiras semanas e é possível sofrer um défice de vitamina D em pouco tempo.


Por isso, tanto se você seguir a dieta paleo para atletas ou não, sempre é recomendável consultar seu médico ou nutricionista qualquer dúvida que você tenha sobre os prós e contras da dieta paleolítica , bem como antes de iniciar qualquer regime.


Alimentos permitidos e proibidos na dieta paleo


A lista de alimentos da dieta paleo trata de imitar a alimentação dos humanos que viveram durante o período Paleolítico. Em seguida, você tem alguns dos alimentos permitidos e proibidos da paleodieta:



  • Alimentos permitidos na dieta paleo: frutas, legumes, carne vermelha, carne branca, ovos, peixe.

  • Alimentos proibidos na dieta paleo: legumes, cereais, produtos lácteos, alimentos processados e salgados, açúcar.

  • Alimentos da dieta paleo para consumir com moderação: óleos, chá, café, bebidas alcoólicas e frutos secos.

Esta entrada foi postada em Dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *