Dieta Mediterrânica

Dieta Mediterrânica
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Por dieta mediterrânica entendemos o padrão alimentar adotado em todo o arco mediterrâneo, com uma cozinha saudável, recomendada e admirada por todo o mundo. Os principais países seguidores e a par criadores desta dieta são Espanha, Itália, Malta e Grécia, apesar de que os costumes alimentares adotadas eles se difundem cada vez mais por todo o mundo.

A dieta mediterrânea é um exemplo perfeito de uma dieta equilibrada, com uma combinação de alimentos que cobre todas as necessidades nutricionais do nosso organismo.

As principais características, benefícios e alimentos desta dieta se os temos abaixo:

 

  • O consumo de vegetais é essencial. Não podem faltar no seu dia-a-dia de legumes, frutas, legumes e frutos secos. O alto teor de fibra, minerais e vitaminas tornam imprescindíveis a esses alimentos que nos proporcionam grandes benefícios e prevenir doenças.
  • O pão tem que estar sempre presente, da mesma forma que o arroz, a massa de pão ou cereais. Mantendo sempre a moderação e, de preferência, que sejam integrais. Estes produtos fornecem uma elevada dose de hidratos de carbono.
  • Um dos pilares fundamentais da dieta mediterrânea é o azeite de oliva. Traz gorduras mono-insaturadas e vitamina E, o que confere ao óleo uma grande importância em todas as refeições.
  • Consumir lácteos e seus derivados, isto é, tanto no leite, como yogurts ou queijo. Contêm vitaminas, proteínas e minerais que geram bons lucros no nosso organismo. Também é benéfico o consumo de ovos, mas sempre com moderação, para não alterar o colesterol, pois fornece vitaminas, proteínas e gorduras benéficas.
  • Consumir carne é muito importante, mas há que registando depois nova moderação. As carnes vermelhas não são muito recomendáveis, melhor as magras. E é que a gordura animal tem que chegar ao nosso organismo em pequenas doses, porque não é bem um alto consumo. Sim, a carne não pode faltar, já que contém proteínas e ferro.
  • Imprescindível comer peixe e em grandes quantidades. Fornece uma grande quantidade de nutrientes e é aconselhável que seja fresco e azul.
  • Comer produtos frescos, já que conservam os nutrientes dos alimentos. Toda a comida processada perdeu a sua verdadeira essência e não implica tão bons resultados para o nosso corpo.
  • Beber água em grandes quantidades. Tem que ser o líquido mais beber ao longo do dia (pelo menos dois litros) e não exagere com álcool. Não é necessário removê-lo por completo, pois uma taça de vinho durante as refeições é boa, mas não deve ser excedida.
  • Pratique esporte para complementar todos os benefícios de uma dieta saudável.

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