DSC_1069

Decoração de Natal 2011 – Árvore do Ibirapuera

Depois de conferir a Decoração na Avenida Paulista, hoje foi dia de registrar algumas impressões sobre a Árvore do Ibirapuera e o Show da Fonte, o chamado Balé das águas.

Sendo domingo, cheguei cedo, por volta das 19h00 para evitar o caótico trânsito que se forma nos arredores da árvore e do Parque e consegui achar uma vaga para estacionar próximo ao Círculo Militar.

A árvore ao fundo camuflada entre outras árvores

Nos caminho  até a árvore havia uma intensa movimentação de pessoas e a presença de guardas da Polícia Militar e da CET.

De acordo com o G1  a árvore possui 58 metros de altura, conta com mais de 500 lâmpadas e 12 mil metros de mangueiras de LED. A estrutura utiliza materiais reutilizáveis. A árvore ficará montada até 6 de janeiro.

A árvore ainda apagada

Ainda estava dia mas mesmo assim a árvore impressiona pelo seu tamanho e a decoração colorida.

O dia demorou para escurecer mas consegui algumas fotos com a árvore  já acesa e realmente é uma visão bem bonita e legal de se apreciar.

Logo ao atravessar a rua, havia uma grande quantidade de pessoas sentadas próximo a Fonte do Ibirapuera, já aguardando o show de luzes e música previsto para acontecer às 20h30.

Esta Fonte é a segunda maior fonte de água da América Latina, que neste ano estará cercada por 200 árvores decoradas com um milhão de lâmpadas de led de acordo com o Jornal da Tarde.

Abaixo a descrição que o jornal fez deste show da Fonte:

No Ibirapuera, sete bombas hidráulicas somando 460 cavalos de potência estão prontas para pôr em funcionamento a estrutura flutuante de pouco mais de 20 toneladas. Elas irão empurrar 60 mil litros de água por minuto em alta pressão por canos de aço inox, dando vida também a um show de números: 878 jatos d´ água, 574 lâmpadas, 60 tonalidades de cor e um gêiser de 60 metros de altura – equivalente a um prédio de 20 andares. Seu motor, o mais potente, equivale ao de um carro popular.

Uma cortina de água de 50 metros quadrados exibirá imagens natalinas vindas de um projetor de alta definição, localizado em uma cabine subterrânea de comando com 70 metros quadrados. É lá que fica o cérebro da fonte, e os 11 transformadores que fornecem a sua energia. Segundo o engenheiro elétrico Claret Barbosa, responsável pela fonte, a conta de luz chega a R$ 40 mil em meses mais movimentados, como dezembro.

Quando o relógio marcar 20h30, painéis eletrônicos do tamanho de guarda-roupas enviarão um sinal às válvulas de água nos canos, por meio de quase oito quilômetros de cabos submersos. Dois décimos de segundo depois, colunas, arcos e espirais estarão dançando no ar.

As últimas coreografias foram gravadas na quarta-feira por técnicos da produtora de eventos Divina Comédia. Cada movimento de luz ou água foi dedilhado por eles antes nos teclados de um órgão ligado a um computador. “Tentamos casar o que é bom para os ouvidos com o que é bom para os olhos”, diz o diretor técnico da equipe, Dorídio Henrique Silva.

Os espetáculos, com duração de 25 minutos, ocorrerão todos os dias até 6 de janeiro, às 20h30 e 21h. Onze composições, da música clássica de Tchaikovsky ao Jingle Bells de Frank Sinatra, estão no repertório especial.

O Balé das águas realmente é algo muito bonito e gostoso de se ver porque por alguns minutos você até esquece que está numa cidade cinzenta e barulhenta como São Paulo e se deixa embalar pelas músicas, show de luzes e movimentos da fonte que acontece em 2 horários, às 20h30 e Às 21h00. No final do show da Fonte algumas árvores se acendem tornando o espetáculo ainda mais bonito e sendo aplaudido pelo público!

Se você mora em SP ou está aqui no final do ano, vale à pena conferir este show, mesmo que tenha de enfrentar um pouco de trânsito!

Abaixo algumas fotos que tirei do Balé das Águas:

Show da Fonte do Ibirapuera

Um cisne que apareceu no Lago durante o Show da Fonte no Ibirapuera

Árvores que se acendem e iluminam o Parque do Ibirapuera

Comentários

  1. […] pois ela é capaz de trazer um pouco da magia do Natal aos moradores e turistas ! Veja também a decoração de Natal no Parque do Ibirapuera com a árvore Gigante Related posts:Nossa primeira escalada ao ar livre em Pedra BelaVisita ao Templo Budista ZU […]

  2. Juliano disse:

    muito lindo. mas ate quando vai ficar decorado?

  3. Joaopaulo disse:

    A Av. Paulista ontem a noite estava um desastre. Um número mínimo de prédios iluminados, muita desorganização de transito, barraquinhas de pipoca causando uma sujeira total no meio da avenida. Não consegui sentir nada do espírito de Natal da Paulista que vi o ano passado. Total decadência.

  4. Bonfimrita disse:

    Meu comentário é sobre a música. Deveríamos de uma vez por todas, parar de valorizar o estrangeiro e investir na nossa cultura. As músicas de Natal deveriam ser em português. Acredito que teriamos uma melhor participação e envolvimento do público. Infelizmente, a apresentação deixou muito a desejar.

  5. Azinaveodecam disse:

    lindissima a decoração !!!!!!! gostei muito, so pelo fato de ser uma obra de reciclagem eu fico muito feliz……

  6. Alexandre disse:

    A ILUMINAÇÃO DO PARQUE FICOU UM DESASTRE.
    HORRÍVEL!!!
    A ILUMINAÇÃO ANTERIOR ERA MUITO LINDA, DE COR AMBAR, AMARELADA E NA GRANDE MAIORIA DAS ÁRVORES, DEIXANDO UM CLIMA DE FLORESTA ENCANTADA, VIRANDO UM VERDADEIRO CARTÃO POSTAL DA CIDADE. AGORA COLOCARAM UMA LUZ SUPER FORTE, DESAGRADÁVEL, IGUAL E COMUM A MUITO PRÉDIOS DA CIDADE. FAÇO AQUI UM APELO PARA QUE O KASSAB VOLTE COM NOSSA ILUMINAÇÃO ANTERIOR QUE ERA DIVINA.
    CORDIALMENTE,
    ALEXANDRE
    Paulistano